HEX DESVENDA: MISTÉRIO DOS LIVROS
HEX DESVENDA: MISTÉRIO DOS LIVROS
Gravity Falls é um desenho animado que explora os mistérios e as teorias de uma cidade cheia de fenômenos paranormais. Em cada episódio, há uma mensagem codificada no final, usando diferentes alfabetos e cifras. Esses códigos também estão presentes nos livros de Gravity Falls, que revelam mais informações sobre o universo da série.
Lista de códigos
Nesta página, temos uma lista de códigos do programa GRAVITY FALLS. Essa lista contém todos os códigos e cifras da série, incluindo os livros, e outros enigmas que fazem parte do universo de Gravity Falls.
Clique em uma das imagens para conferir a lista de códigos.
Alguns dos mistérios de Gravity Falls são cifras ou códigos que exigem uma “chave” específica para ser desvendados, que estão ocultas nos episódios. Os mistérios revelam muitas segredos e curiosidades que serão mostradas ao longo do livro e do programa.
No programa, há um enigma nos créditos finais em cada episódio. Os enigmas usam diferentes tipos de códigos para serem resolvidos. Os episódios 1-6 usam o Código de César, os episódios 7-13 usam o Código Atbash, os episódios 14-19 usam o Código A1Z26, o episódio 20 usa um Código Combinado e os episódios 21-40 usam o Código de Vigenère.
Código de César; Atbash; A1Z26; Cifra Vigenère. Estes são as diferentes cifras que você precisa conhecer para desvendar os códigos dos créditos finais de Gravity Falls. Além destes, temos os alfabetos originais da série, que são apresentados tanto no programa quanto nos livros. Vamos ver como eles funcionam.
Atbash
A cifra Atbash é um tipo de código que troca as letras do alfabeto hebraico de forma invertida. Ou seja, a primeira letra vira a última, a segunda vira a penúltima e assim por diante. É como se você escrevesse o alfabeto de trás para frente.
Normal: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Cifrado: Z Y X W V U T S R Q P O N M L K J I H G F E D C B A
Cifra de César
Cifra de César é um tipo de código que muda cada letra do alfabeto para outra letra que está a uma certa distância dela. Por exemplo, se a distância for de três letras, A vira D, B vira E e assim por diante. Normalmente, a distancia (que chamamos de ROT) usada em Gravity Falls é ROT13.
Normal: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Cifrado: D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A B C
A1Z26 é um tipo de código que usa números para representar as letras, seguindo a ordem do alfabeto. Para resolver, você precisa saber qual letra corresponde a cada número na tabela A1Z26. Por exemplo, 1 = A, 2 = B, 3 = C e assim por diante.
Cifra de Vigenère
Cifra de Vigenère é um tipo de código que usa uma tabela com várias linhas de letras deslocadas. Cada linha é como uma cifra de César com uma distância diferente. Para usar esse código, você precisa de uma senha. Por exemplo, se quisermos cifrar a mensagem “Diario Perdido”, vamos usar a senha Gravity. Vamos repetir a senha até que ela tenha o mesmo tamanho da mensagem.
Mensagem: DiarioPerdido
Resultado da senha: GravityGravit
Agora que a senha e a mensagem têm o mesmo número de letras, vamos usar a tabela de Vigenère para cifrar.
Para cifrar cada letra da mensagem, vamos olhar na tabela qual letra está na interseção da linha da letra da senha e da coluna da letra da mensagem. Por exemplo, a letra D da mensagem e a letra G da senha formam a letra J na tabela. A letra I da mensagem e a letra R da senha formam a letra Z na tabela. Dessa forma, usando a senha e a mensagem, obtemos a mensagem cifrada com a cifra de Vigenère.
Mensagem: DiarioPerdido
Senha: GravityGravit
Cifrado: Jzamqhnkiddlh